O Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT) foi habilitado como coordenador do Programa Prioritário de Economia Digital no âmbito do Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (CAPDA).

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), em comemoração aos 50 anos de atuação da autarquia e do modelo Zona Franca de Manaus, em fevereiro de 2017, através da Resolução nº 13, de 14 de julho de 2016, no âmbito do Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (CAPDA), instituiu os Programas Prioritários para investimento em P&D voltados à Economia Digital, à Biotecnologia e à Formação de Recursos Humanos. É um conjunto de projetos voltado ao desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação considerado pelo CAPDA de grande relevância para o desenvolvimento regional.

programa prioritario

PROGRAMA PRIORITÁRIO EM ECONOMIA DIGITAL

O Programa Prioritário em Economia Digital é uma iniciativa governamental para o desenvolvimento de um Ecossistema Tecnológico na região amazônica, financiado parcialmente com as vantagens fiscais concedidas a empresas localizadas na Zona Franca Brasileira.

O Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT) é habilitado como coordenador do Programa Prioritário de Economia Digital e vem desenvolvendo projetos que valorizam e intensificam a economia criativa, através de pesquisas e o desenvolvimento de produtos e negócios na região.

As empresas incentivadas podem aplicar a totalidade de seus recursos de P&D de forma mais facilitada e com grandes oportunidades de retorno do investimento.

O conhecimento adquirido no Programa Prioritário em Economia Digital potencializa a produção técnico-científica local e o desenvolvimento de novos negócios, produtos e serviços made in Manaus, com elevada rentabilidade para as empresas e com impacto global.

ÁREAS DE DESENVOLVIMENTO

O Programa visa, além de incentivar startups locais e spin offs, aumentar quantitativamente e qualitativamente os projetos de P&D em sete áreas de Economia Digital:

areas-de-desenvolvimento-programa-prioritario

VANTAGENS PARA AS EMPRESAS

PARTICIPAÇÃO ACIONÁRIA EM STARTUPS E SPIN-OFFS

Possibilidade de participação acionária em startups e spin-offs fomentadas pelo programa.

CONFORMIDADE LEGAL

Desburocratização da prestação de conta dos recursos de P&D e redução dos riscos de glosa.

DISPENSA DE PPB

Criação de alternativa de aplicação dos recursos das dispensas de PPB para investimentos com possibilidade de alto retorno.

INVESTIMENTO EM SETE ÁREAS

Possibilidade de indicar em qual ou quais das sete áreas do Programa têm interesse em investir seus recursos.

LABORATÓRIOS/COMPETÊNCIAS

Estrutura única de laboratórios, avaliada em R$ 100 milhões, e competências técnicas com expertise global.

PROCESSOS DE SUPORTE AO PROGRAMA

Para a manutenção do ecossistema local do Programa Prioritário em Economia Digital foram criados 4 processos de suporte:

processos-de-suporte-programa-prioritario

PROJETOS EM ANDAMENTO

ÁREA: CIDADES INTELIGENTES

logo-arka

 

 

 

 

 

 

 

 

Projeto Arka

Solução inteligente de segurança pessoal que promove a integração entre um aplicativo de botão de pânico e uma central remota de monitoramento. Esse projeto permite atuar no socorro a roubos, além da prevenção de furtos e sinistros.  As principais funcionalidades são: notificação de emergências ou ocorrências a partir do aplicativo e botão físico conectado via bluetooth; envio de streaming da câmera do cliente da empresa de segurança eletrônica; e envio da localização da emergência ou ocorrência.

ÁREA: BIG DATA

logo-plugae

 

 

 

 

Projeto Spider

Solução que promove a integração e conexão de indústrias, distribuidores, importadores e varejistas ao seu consumidor final. A solução promove melhorias no atendimento e operação dos clientes lojistas, eliminando custos fixos, habilitar e gerenciar da venda online, fazer a conciliação financeira dos custos de forma segura e eficiente e gerir custos logísticos do processo de vendas.

ÁREA: CLOUDING

logo-safelatina-cloud-back

 

 

 

 

Projeto Cloud Backup

Solução de BaaS (backup as a service) multiplataforma que promove o geração de backup na nuvem, por meio físico (fitas) e gestão remota de backup de dados de múltiplos usuários. Essa solução permite que os clientes de todos os portes (PME, médio e grande porte) mantenham seus dados seguros. Essa solução é aderente às regras do Marco Civil.

LABORATÓRIOS

indt-lab-programa-prioritario

Atualmente o INDT conta com 6 laboratórios exclusivos de última geração que formam um conjunto único no mundo numa mesma instituição:

  • Conectividade & Telecomunicações;
  • Experiência do Usuário;
  • Cloud & Big Data;
  • Hardware & Manufatura;
  • Qualidade de Imagem;
  • Validação de Produtos;

Mantidos através de parcerias com a iniciativa privada, os laboratórios do INDT somam um investimento aproximado de mais de R$ 100 milhões de reais e têm desempenhado um papel fundamental para os avanços mundiais das pesquisas no setor de manufatura avançada, engenharia de software e experiência do usuário.

Como parte da execução dos projetos, o INDT disponibiliza esta infraestrutura laboratorial para apoiar projetos em parceria com a indústria, bem como prestar serviços tecnológicos ao mercado.

Venha conversar conosco sobre as excelentes oportunidades de investir os recursos de P&D de sua empresa no Programa Prioritário.

programa.prioritario@indt.org.br     |     92 2126 1000