Pioneira na implementação da ISO 9001 no Brasil a utilizar a abordagem ágil na Realização do Produto e primeira a certificar-se na nova versão da ISO 9001:2015

Em 2007, o INDT foi um dos Institutos pioneiros no Amazonas a implantar o Sistema de Gestão da Qualidade – ISO 9001:2008.  O Instituto teve o processo de implementação do conceito de gestão da qualidade em sua área de Realização do Produto facilitado pela introdução concomitante da abordagem ágil em seus processos de gestão e execução de projetos, na qual se construiu uma metodologia de desenvolvimento de projetos totalmente aderente aos conceitos de melhoria contínua e refinamento pregado pela ISO 9001.

Na época, com treinamento intensificado em toda a instituição, tanto na interpretação da Norma ISO 9001 quanto nos conceitos da metodologia ágil, e a consequente certificação da empresa, tornaram o INDT a primeira instituição certificada pela ISO 9001, no Brasil, que utiliza essa abordagem oficialmente na Realização do Produto.

Durante uma auditoria de recertificação em novembro de 2013, o INDT alcançou o nível mais alto na escala da empresa certificadora, em relação à maturidade e qualidade dos sistemas de gestão e da gestão de projetos: cinco; o que veio comprovar a direção correta da empresa em abraçar oficialmente as abordagens ágeis na gestão de projetos.

Julia Hipólito

Júlia Hipólito, responsável pelo Sistema de Gestão da Qualidade do INDT

Por conta do novo momento empresarial e estratégico, o INDT está em um processo de transição, que vem ocorrendo durante todo o ano de 2016, com a mudança de mantenedora, readequação do portfólio para atender a novos mercados, reestruturação do time e adoção de um novo modelo de negócio, tornando o Instituto mais eficiente e com melhores condições de competir no mercado.

Com o novo modelo de negócio instalado, houve um trabalho de revisão e reestruturação da ISO em todos os processos da Instituição, desde a venda e desenvolvimento à entrega do produto final. De acordo com Júlia Hipólito, responsável pelo Sistema de Gestão da Qualidade do INDT, o desafio da equipe foi, de forma concomitante, já implementar a ISO nos novos processos, já na versão 2015.

 

“A versão 2015 está bem focada na gestão de riscos, em todas as áreas, principais e de suporte, exigindo um mapeamento de seus riscos e oportunidades, ações para aborda-los e seus responsáveis. Na Gestão de Projetos, o INDT sempre gerenciou riscos e oportunidades, bem como ações para abordá-las, então percebemos que estávamos bem inerentes ao que pedia a nova versão da ISO e decidimos continuarmos pioneiros e iniciar o trabalho de transição para a nova versão”, explica Júlia.

O trabalho, iniciado em maio de 2016, foi bem sucedido e a empresa conquistou a certificação na ISO 9001:2015 em outubro deste ano. Essa certificação comprova que o INDT é capaz de fornecer produtos e serviços que atendem às necessidades e as expectativas de seus clientes, e que está em conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis.