O Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT) foi credenciado, por meio da Chamada Pública 01/2016, como Unidade EMPRAPII na região Norte para atuar na área de competência Sistemas para Automação da Manufatura, com duas sublinhas de pesquisa: Software para Automação da Manufatura e Dispositivos e Equipamentos para Automação da Manufatura, podendo ter projetos subsidiados em até 33% de seu valor total.

Como unidade EMBRAPII,  o INDT terá acesso a R$ 20 milhões de reais de recursos aportados ao longo de 6 anos para desenvolvimento de soluções inovadoras em produtos e processos na área de manufatura avançada.

A Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) foi criada com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI e do Ministério da Educação – MEC para induzir a cooperação entre instituições de pesquisa científica e tecnológica (ICTIs) e empresas industriais. Com o credeciamento do INDT, o único da região Norte, a EMBRAPII alcançou todas as regiões o Brasil com suas Unidades.

MERCADO

Manaus e seu Polo Industrial representam a 6ª (sexta) colocação na geração do PIB para a economia brasileira. Esta posição relevante reflete a capacidade que a indústria local de Manaus representa. No entanto, existe ainda a necessidade de desenvolver novas ações e fortalecer políticas já existentes, com objetivo de que estes diferentes polos sejam mais competitivos no cenário nacional e internacional.

O INDT, como principal instituto de P, D & I na região Norte, acredita que pode ser o grande indutor deste processo, contribuíndo para estimular o ecossistema local e demais regiões, na viabilização destes projetos.

EXPERTISE INDT

As empresas interessadas na criação de produtos com alto grau de inovação mercadológica podem contar com a parceria do INDT – EMBRAPII no desenvolvimento de seus projetos.

Ao longo dos seus 15 anos de experiência, o INDT possui um conjunto de competências, projetos e soluções tecnológicas integradas, capazes de tomar decisões de forma autônoma, a fim de alcançar a racionalização dos processos industriais e, desta forma, corroborar para tornar as fábricas mais eficientes e produtivas.

Os três principais fatores que consideramos importante para as empresas que têm a manufatura como principal meio para o desenvolvimento e a produção dos seus produtos são:

  • Aumento da Produtividade: tecnologia da informação aplicada à operação e logística que identificam e removem gargalos e geram aumento de produtividade;
  • Redução de Custos Operacionais: desperdícios quando eliminados, tornam o processo mais enxuto e barato; 
  • Controle Efetivo da Operação: identificação de ineficiências elimina e reduz a variabilidade do processo.

Baseado neste cenário, o INDT tem um conjunto de linhas de projetos e soluções, cujo objetivo, a médio prazo, é criar um grande ERP de Manufatura que atue com foco maior na integração e inteligência dos processos, ou seja, aplicar estas soluções ao chão de fábrica usando conceitos específicos de Manufatura Avançada.

SOLUÇÕES

3 soluções do portfólio do INDT que podem interessar à sua empresa na área de Sistemas para Automação da Manufatura:

  • Gestão Inteligente de Materiais: alia heurística, tecnologia da informação, lean manufacturing e técnicas inovadoras de armazenagem, para reduzir o tempo de resposta para solicitações de material, garantir a rastreabilidade de insumos e produtos acabados.
        • O que resolve: parada de produção por falta de insumos; perda e/ou extravio de materiais; obsolescência de insumos e produtos acabados; excesso de headcount na operação; elevados custos operacionais e falta de acurácia de estoque.
        • Benefícios específicos: otimizar movimentação interna de materiais; garantir o FIFO dos insumos e produtos acabados; reduzir fadiga dos operadores e desgaste de máquinas, elevar a capacidade operacional; eliminar perdas e extravios de material e garantir 5S no armazém.
  • Verificação e Recomendação Inteligente de Configuração e Ajuste de Máquinas e Sistemas: ferramenta que registra parâmetros de máquinas e sistemas; detecta quando um parâmetro está fora do especificado e também recomenda o parâmetro para ajuste e adequado funcionamento de máquinas e/ou sistemas.
        • O que resolve: paradas de produção não planejadas; perda ou redução de capacidade produtiva; instabilidade na operação de fábricas, máquinas e sistemas.
        • Benefícios específicos: melhorar índices de qualidade de produtos e operação de sistemas; garantir checagem de parâmetros, geração e gestão de conhecimento do funcionamento e operação de máquinas e sistemas; elevar a capacidade operacional e reduzir manutenção corretiva; dashboard configurável, e manter o controle estatístico de processo.
  • Reabastecimento de Insumos de Forma Automática: solução que implementa e mantém a produção puxada. Para solicitar insumos, esta ferramenta, considera a demanda do cliente, quantidade produzida, número de itens rejeitados, entre outros. Assim, colabora para reduzir desperdício e evitar parada de produção por falta de material.
        • O que resolve: excesso de estoque em progresso (WIP); custos operacionais elevados; parada de produção por falta de material; perda ou redução de capacidade produtiva;
        • Benefícios Específicos: controlar estoque em progresso (WIP); melhorar fluxo de material interno e externo; elevar a eficiência operacional; geração e gestão de conhecimento; elevar a capacidade operacional; dashboard configurável; reduzir riscos de problemas cosméticos.

LABORATÓRIOS

Os laboratórios tecnológicos do INDT se destacam pela sua importância e resultados. Mantido pelo INDT através de parcerias com a iniciativa privada, os laboratórios somam um investimento aproximado de mais de R$150 milhões e têm desempenhado um papel fundamental para os avanços mundiais das pesquisas no setor de telecomunicações, materiais, engenharia de software, manufatura e experiência do usuário.

Atualmente, o INDT conta com 6 laboratórios exclusivos de última geração que formam um conjunto único na região:

  • Conectividade & Telecomunicações;
  • Experiência do Usuário;
  • Cloud & Big Data;
  • Hardware & Manufatura;
  • Qualidade de Imagem;
  • Validação de Produtos;

Como parte da execução dos projetos, o INDT disponibiliza esta infraestrutura laboratorial para apoiar seus projetos em parceria com a indústria, bem como prestar serviços tecnológicos ao mercado.